quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

VINHO DO PORTO



Vinhedos tradicionais do Douro
 ao longo do rio Douro
     Vinho do Porto é um vinho natural e fortificado, produzido exclusivamente de uvas provenientes da região do Douro, a cerca de 100 km da cidade do Porto. Apesar de produzida com uvas do Douro e armazenada nas caves de Vila Nova de Gaia.
Barcos rabelo, meio de transporte tradicional
dos Vinhos do Porto no rio Douro
 

    
 ]
Vinho do Porto Branco Extra Dry
     Vinho do Porto branco é feito a poupa das uvas e durante o processo de fermentação não há contato algum com as castas, e envelhece em toneis de madeira de carvalho 20 mil litros ou mais. É o único vinho do Porto que possui classificação quanto a sua quantidade de doçura. Podendo ser secos, meios-secos e doces. Mesmo os vinhos secos devido à forma como o Porto é produzido pode conter alguma doçura. Este vinho quando mais envelhecido pode ter cor mais escura como o âmbar podendo até ser confundido com o tinto.
     Vinho do porto ruby é um vinho tinto que também envelhecem em tonéis de 20 mil litros ou mais possui baixo contacto com a madeira levando em conta superfície e o volume conservam notas frutadas e cor vermelha rubi características de vinhos jovens.
     Vinho do Porto tawny é um vinhos tintos como o ruby, mas que difere apenas no seu envelhecimento que inicia-se como o ruby mas depois o vinho é passando para barris bem menores que os tonéis do incio, estas diferença permite maior contato do vinho com a madeira, fazendo o vinho ter maior oxidação e envelhece  rapidamente, conferindo-lhe tons mais claros como o âmbar, e sabores a frutos secos como as nozes ou as amêndoas, madeira, tostado, café, chocolate, mel, etc
     HISTORIA DO VINHO DO PORTO.
Foto do Porto
     Existem algumas versões que contam a sua origem. Mas acredito que tudo começou com a guerra entre Inglaterra e França, nesta época o vinho era consumido como alternativa à água, pois não havia serviço de saneamento e o esgoto era jogado diretamente na rua ou nos rios, por tanto a água era muito contaminada e muitos consumiam o vinho para evitar doenças como cólera e outras, que poderiam afligi-los consumindo água e devido à guerra a França que era o principal fornecedor de vinho para a Inglaterra, suspenderam o fornecimento o que fez com que os ingleses buscassem outro fornecedor, ai é que entra Portugal, mais precisamente a cidade do Porto. Os portugueses que sempre foram ávidos comerciantes compravam o vinho da França e o revendia para Inglaterra via Porto, mas isso não durou muito, e logo os franceses descobriram e suspenderam a venda para Portugal, os portugueses então resolveram vender seus vinhos para os inglese mas os vinhos portugueses não tinham boa qualidade e logo viravam vinagre e não aguentavam a viagem para Inglaterra, bom ai vem o pulo do gato, uma pessoa no intuito de fazer com que o vinho conservasse por mais tempo, adicionou Brandy ao vinho e foi ai que surgiu o vinho fortificado do Porto.

Deixe um comentário sobre o que achou do post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário