quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

ESPUMANTE, CHAMPAGNE, PROSECCO OU FRISANTE, QUAL A DIFERENÇA?

     Vinho Espumante: Para melhor explicar devo falar brevemente como se faz o espumante.
     Coloca-se o mosto das uvas para fermentar e produz o vinho sem gás, já com o vinho pronto o enólogo decide de ira produzir um espumante feito apenas de um único vinho ou de vários vinhos, após tomar esta decisão ele adiciona ao vinho ou ao assemblagem o licor de tiragem uma mistura feita de vinho base açúcares e leveduras para que o vinho possa passar pela segunda fermentação.
     Está segunda fermentação pode ocorrer de duas maneiras: Método Champenoise ou tradicional, neste método o vinho fermenta dentro da própria garrafa e método Charmat, a fermentação ocorre em grandes recipientes de inox.
     Para ser considerado espumante o vinho tem que possuir gás formado naturalmente, durante a fermentação e pressão mínima de 4 atmosferas a uma temperatura de 20°C e graduação alcoólica entre 10 e 13% em volume.


     Champagne: A Champagne é uma antiga província francesa, que faz hoje em dia parte da região administrativa francesa de Champagne-Ardenne.
     Ao contrário do que muitos acreditam, Champagne não é um tipo de produto e sim uma denominação de origem, sendo assim quando falamos de espumante Champagne estamos dizendo que é um espumante produzido na região de Champagne na França.
     Dizer que bebemos um champagne brasileiro ou de qualquer outro lugar que não seja da região de Champagne, é tão errado como dizer que comemos um queijo do Serro japonês.











     Vinho Frisante: Neste caso o vinho passa apenas por uma fermentação, o gás do vinho pode ser formado naturalmente durante a fermentação ou gaseificado como os refrigerantes, devendo ter de 1,1 a 2 atmosferas de pressão a 20°C com teor alcoólico entre 7 e 14 % em volume.



Uva Prosecco
Prosecco: É um tipo de uva de origem italiana da região do Veneto da qual podemos produzir vinho espumantes e frisantes.











Deixe um comentário sobre o que achou do post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário